Depoimentos

Dr. Paulo Rogério

Geriatra e Cardiologista do Centro Clínico da PUCRS – Porto Alegre

Os idosos, em geral, apresentam várias doenças ao mesmo tempo em que necessitam de tratamento com diversos medicamentos. É importante um sistema de organização de medicamentos, pois com o envelhecimento as pessoas têm maior dificuldade em lidar com os mesmos por apresentarem dificuldade de visão, audição e até problemas de memória. Com as alterações que o organismo sofre pelo processo de envelhecimento, ficamos mais vulneráveis aos efeitos dos remédios, que podem ser extremamente tóxicos se tomados de forma inadequada ou mesmo não surtirem o efeito desejado no controle e até na cura da moléstia. É importante para os médicos terem conhecimento de todos os medicamentos que estão sendo usados pelo paciente para que se evite a iatrogenia, que significa doença causada por remédio ou resultado de efeitos colaterais dos mesmos, que podem ser muito perigosos em pessoas com idade avançada. Um organizador de medicamentos pode ser uma ferramenta de grande valor na prevenção e na observância ao tratamento médico.

Maria Lisete Junqueira

Agente Comunitária de Saúde de Bom Retiro do Sul

Como agente comunitária de saúde a maior dificuldade que enfrentamos eu e minhas colegas é a má administração dos medicamentos.Muitas vezes são pessoas idosas com pouca ou nenhuma instrução, que precisam tomar vários medicamentos diariamente. Raramente tem alguém que possa auxiliá-las, certa vez tive um caso em o paciente tinha que tomar diurético pela manhã e um antidepressivo à noite, quando ocorreu a troca, com resultados muito desagradáveis.

Adotando o organizador de medicamentos como teste, tive a grata surpresa de perceber que o tratamento com remédios passou a ser muito mais seguro e eficaz. Sugiro a todos que precisam de medicamentos diários o uso do mesmo, pois certamente o tratamento medicamentoso será administrado corretamente.